A palavra foi facultada e a vereadora autora do projeto fez uso da mesma em tribuna, cumprimentou a todos e salientou o quanto é importante que as crianças aprendam as técnicas básicas de primeiros socorros e frisou também que as escolas das redes públicas e privadas devem incluir esta disciplina em suas grades curriculares.
. O vereador Adjailson Batista fez uso da palavra em tribuna, cumprimentou a todos e parabenizou a vereadora autora pelo seu projeto e expressou também o quanto considera importante a inclusão dessa disciplina e prestou seu total apoio ao projeto.
A vereadora Geneci Hélia também fez uso da palavra em tribuna, cumprimentou a todos e relatou um acidente com uma criança que se engasgou e precisou de um socorro imediato, justificando a inclusão dessas técnicas nas atividades escolares. A vereadora salientou quo o Tribunal de Contas do Estado, em visita ao município às escolas de Ensino Fundamental do município, o classificou como o segundo na infraestrutura e na prática pedagógica; e sugeriu que cada escola tivesse seu próprio kit de primeiros socorros em fácil acesso e de conhecimento de todos. Nenhum dos vereadores fez mais uso da palavra e o presidente colocou o projeto em votação, que foi aprovado por unanimidade.
Logo em seguida, o mesmo apresentou o projeto de lei nº 014/2023 de iniciativa do vereador Ricácio Toubson, que denomina o prédio público municipal de Centro de Convenções José Ricardo de Araújo e dá outras providências, que foi colocado naquele momento em primeira discussão e votação. O vereador autor, Ricácio Toubson, dirigiu-se à tribuna, cumprimentou a todos e salientou o quão importante foi o papel do ex-vice prefeito José Ricardo de Araújo no município de Cupira e que a homenagem a ele é indispensável. O vereador Adjailson Batista também uso da palavra em tribuna, cumprimentou a todos e parabenizou o vereador autor do projeto, mencionando a nobreza do ex-vice prefeito.
O vereador José Edvan em uso da palavra, dirigiu-se à tribuna, cumprimentou a todos e lembrou e exaltou o grande cidadão que foi o senhor José Ricardo e prestou todo apoio necessário ao projeto. Nenhum dos vereadores fez mais uso da palavra e o presidente colocou o projeto em votação, sendo aprovado por unanimidade.
Em prosseguimento à sessão, o presidente apresentou o projeto de lei nº 239/2023 de inciativa do Poder Executivo – que dispõe sobre a proposta orçamentária 2024 – que recebeu os pareceres favoráveis das comissões e será colocado neste momento em 2ª discussão e votação. Nenhum dos vereadores optou por fazer uso da palavra e o presidente o colocou em votação, o qual foi aprovado por unanimidade.
E, em seguida, apresentou o requerimento nº 063/2023, de autoria do vereador Ednaldo Antônio por meio do qual solicita ao Poder Executivo que providenciasse atendimento médico na comunidade do sítio Chata, a cada 15 dias, após a inutilização do colégio da comunidade. Com a palavra facultada, o vereador autor dirigiu-se à tribuna, cumprimentou a todos e explanou sobre a solicitação dos moradores do sítio Chatas em transformar a escola que será desativada em um posto de saúde, solicitando apoio de todos os vereadores.
O vereador José Edvan fez uso da palavra em tribuna, cumprimentou a todos e explicou que aquela região pertence agora ao município de Altinho e que talvez a prefeitura municipal não conseguisse atender a esta solicitação devido esta situação. Nenhum dos vereadores fez mais uso da palavra e o presidente colocou o requerimento em votação, que foi aprovado por unanimidade.
Logo após, o presidente convidou o popular e Conselheiro Tutelar Adeilson para expressar sua fala em tribuna, segundo orientação do Regimento Interno. O mesmo tratou sobre uma exposição no dia 27 de dezembro do corrente ano acerca da história do município de Cupira. Os vereadores José Edvan, Vinícius Lessa e Geneci Hélia expressaram em palavras seu apoio e o popular encerrou sua fala. O presidente agradeceu a presença na galeria do ilustríssimo Dr. Zito. O presidente informou que haverá uma Sessão Extraordinária dia 19 de dezembro.