O Sr. presidente facultou a palavra e a vereadora Geneci Hélia fez uso da mesma em tribuna, cumprimentou a todos e esclareceu que, com o reajuste do salário mínimo, todos receberão a partir de fevereiro o novo valor, inclusive com retroativo do mês de janeiro e parabenizou a Secretaria de Educação por suas ações positivas no município.
O vereador José Edvan fez uso da palavra em tribuna, cumprimentou a todos e salientou que não houve aumento de salário real em seis anos até o presente momento e parabenizou o presidente Lula por esta concretização. Nenhum dos vereadores fez mais uso da palavra e o presidente colocou o projeto em questão em votação, que foi aprovado por unanimidade.
Em seguida, o mesmo apresentou os requerimentos nº 001/2024 por meio do qual solicita ao Poder Executivo que seja providenciada a reabertura do bloco cirúrgico no hospital José Veríssimo de Souza e 002/2024 por meio do qual solicita ao Poder Executivo que seja providenciada a reforma da UBS do bairro Mutirão, ambos de autoria da vereadora Elissandra Lins, que apresentou no telão fotos das condições estruturais precárias do PSF do bairro Mutirão e solicitou atenção do governo para que seja feita uma reforma urgente na unidade de saúde daquela localidade para bem acomodar os pacientes. Em continuidade, a vereadora ressaltou a extrema necessidade de se reabrir o bloco cirúrgico do hospital municipal, mostrando também algumas fotos do local através de projeção no telão. O presidente facultou a palavra sobre o requerimento nº 001 e o vereador Adjailson Batista fez uso da mesma. Em tribuna, o mesmo cumprimentou a todos e lamentou que o bloco estivesse fechado até o momento; prestou total apoio à vereadora autora e ao objeto do requerimento, que julga de extrema importância.
O vereador Ricácio Toubson também fez uso da palavra em tribuna, onde cumprimentou a todos e mencionou que também esteve presente no hospital quando a vereadora realizou a visita e lembrou que o bloco foi fechado no período da pandemia oferecendo mais leitos para atender ainda mais aos casos de infecção. O mesmo salientou que o prefeito fará qualquer esforço para reabrir até o fim de seu mandato. Acerca do requerimento nº 002, o vereador relatou que o PSF do Mutirão não precisa de uma reforma, mas sim de uma reconstrução, conforme requisitos do Ministério da Saúde.
O vereador José Edvan fez uso da palavra em tribuna e salientou que há um processo muito longo desde o momento em que um paciente recebe determinado diagnóstico até que o médico que o acompanha chegue à conclusão que ele necessitaria de passar por um processo cirúrgico. E sendo uma cirurgia de pequeno porte, o hospital municipal da cidade poderia realizar o que tornaria ágil e prático todo esse processo.
A vereadora Elissandra Lins retomou a palavra em tribuna e reafirmou a necessidade urgente da reabertura do bloco cirúrgico e da realização de reparos e reformas simples para evitar acidentes.
O vereador Ricácio Toubson fez uso da palavra novamente em tribuna e ratificou, enquanto líder do governo, o apoio aos requerimentos da vereadora autora. A vereadora Geneci Hélia fez uso da palavra em tribuna, cumprimentou a todos e expressou apoio integral à reforma da UBS do Mutirão, especialmente porque trata-se de uma área de periferia. Também manteve apoio enfático à abertura do bloco cirúrgico.
A vereadora também fez uma observação sobre os equipamentos do bloco cirúrgico que estão em desuso há muito tempo e sugeriu que os vereadores se unissem para conversarem com o governo municipal em conjunto para solicitarem a abertura do bloco.
A vereadora Elissandra Lins retomou a palavra e salientou que a abertura do bloco cirúrgico foi promessa de campanha do prefeito atual e que os vereadores estão apenas cobrando o que ele mesmo prometeu.
O vereador José Edvan fez uso da palavra e ressaltou que os demais setores do município estão caminhando bem e que por isso agora se faz necessário focar na Saúde. Nenhum dos vereadores fez mais uso da palavra e o presidente colocou os requerimentos nº 001/2024 e 002/2024 em votação, os quais foram aprovados por unanimidade.
Logo após, o presidente apresentou os requerimentos nº 003/2024 e 004/2024, ambos de autoria do vereador José Edvan que, solicitaram, respectivamente, ao Poder Executivo que fosse feita a limpeza de rios e riachos aqui em nosso município, como também que a equipe dos agentes de endemias fizessem visitas junto ao carro fumaçê e para o requerimento nº 002 que fosse enviada a esta Casa da secretária de saúde um levantamento quanto à questão da falta de vacinas tipo: DTP, VOP e febre amarela nas unidades básicas de saúde. O presidente facultou a palavra e o vereador autor fez uso da mesma, cumprimentou a todos e justificou que é bem mais barato prevenir do que remediar, referindo-se aos casos de dengue no município, e enfatizando que tais ações referentes à prevenção do aparecimento da doença é urgente totalmente necessária para evitar infecções e mortes. Quanto ao requerimento nº 004, o vereador salientou a importância de não se deixar faltar às vacinas anteriormente mencionadas e citou que a secretária de saúde do munícipio já está em movimentação para realizar ações, como a limpeza dos rios, que dificultam a proliferação do mosquito transmissor da Dengue.
Sobre as vacinas, o vereador Ricácio justificou como é feita a distribuição das vacinas através da explicação da responsável de distribuição de vacinas no município e convidou o vereador José Edvan para ir até à Secretaria de Saúde para entender como se dá a distribuição dos imunizantes.
O vereador Vinícius Lessa fez uso da palavra em tribuna e enfatizou que deve ser feito um trabalho preventivo na cidade e cobrou posição do Estado também. Sobre o requerimento nº 004, o vereador mostrou apoio ao vereador autor e mostrou-se positivo acerca de possíveis ações de prevenção.
A vereadora Elissandra Lins fez uso da palavra em tribuna e parabenizou o vereador José Edvan pelos requerimentos e apoiou as campanhas de prevenção contra a Dengue e sobre as vacinas explicou que mesmo com particularidade do processo de distribuição de vacinas, é necessário que as UBSs façam calendários de vacinas para que assim não haja desperdício e encerrou sua fala.
A vereadora Geneci Hélia fez uso da palavra e explanou que a população do município tem ciência da necessidade de vacinar as crianças e adultos como medidas preventivas e que o município está pronto para isso. A vereadora também parabenizou o vereador José Edvan pelos requerimentos e finalizou sua fala salientando que quanto mais se previne problemas, menos a população procurará os serviços públicos, gerando menos filas e gastos ao município.
O vereador José Edvan retomou a palavra, agradeceu aos demais colegas vereadores por suas palavras de apoio e parabenizou também um agente de saúde de sua área residencial que faz visitas e cobra dos pacientes a administração de vacinas.
A vereadora Elissandra Lins fez uso da palavra mais uma vez e salientou que é necessário organizar um calendário vacinal e um acompanhamento com as famílias para viabilizar a vacinação. O vereador Ricácio Toubson fez uso da palavra e lembrou que o município já tem um cronograma vacinal e os agentes de saúde que vão em busca do público para receber as doses, ratificando que não há falta de vacina no município.
A vereadora Geneci Hélia fez uso da palavra para ressaltar que todos os vereadores reconhecem que todos os funcionários da Saúde cumprem bem o seu papel.
E o vereador Ricácio Toubson finalizou sua fala parabenizando o vereador autor pelo compromisso com o povo. Assim, nenhum dos vereadores fez mais uso da palavra e o presidente colocou os requerimentos nº 003/2024 e 004/2024 em votação, os quais foram aprovados por unanimidade.
Em continuidade, o presidente apresentou os requerimentos nº 005/2024, por meio do qual solicitou ao Poder Executivo que fosse feita a reconstrução do paredão da barragem da sapucaia que dá acesso ao sítio embiruçu e o requerimento nº 006/2024, por meio do qual solicitou ao Poder Executivo que fosse feito um reparo urgente na caixa d’ água do sítio Imbiruçú, ambos de autoria do vereador Adjailson Batista, o qual dirigiu-se à tribuna, cumprimentou a todos e mostrou fotos em projeção no telão do paredão da barragem da Sapucaia, o qual está sob ameaça de rompimento. O mesmo solicitou apoio do governo municipal e dos demais vereadores pela aprovação do requerimento e resolução do caso. Em seguida, apresentou fotos da caixa d’água coletiva do sítio Imbiruçú que necessita de reparos urgentes. O vereador salientou a importância em realizar reparos na caixa d’água para que a população seja atendida em suas necessidades hídricas de maneira mais precisa e adequada.
O presidente facultou a palavra e a vereadora Elissandra Lins fez uso da mesma questionou onde estaria o dinheiro arrecadado da população local com o intuito de realizar os reparos no reservatório.
O vereador autor do requerimento mencionou que o dinheiro deve estar em alguma conta pública esperando para ser utilizado.
O vereador Ricácio Toubson fez uso da palavra em tribuna, cumprimentou a todos, parabenizou o vereador autor pelo requerimento e sugeriu que os demais vereadores se unissem para solicitar ao governo municipal que fosse construída uma nova caixa d’água, justificando que naquela localidade há muitas chácaras com piscinas que necessitam ainda mais de recursos hídricos; e prestou total apoio à esta solicitação.
A vereadora Geneci Hélia fez uso da palavra, dirigiu-se à tribuna e ressaltou os riscos iminentes do rompimento do paredão da barragem e os prejuízos que isso poderia ocasionar. Da mesma forma com a caixa d’água do sítio Imbiruçu que poderia machucar alguém, caso o reservatório fosse rompido. Nenhum dos vereadores fez mais uso da palavra e o presidente colocou os requerimentos nº 005/2024 e 006/2024 em votação, sendo os dois aprovados por unanimidade.
Logo após, o mesmo apresentou o requerimento nº 007/2024, de autoria da vereadora Geneci Hélia por meio do qual solicita ao Poder Executivo que sugeriu estudo da viabilidade de implantação e utilização de energia fotovoltaica nas escolas públicas da rede municipal. Em uso da palavra, a vereadora autora do requerimento, dirigiu-se à tribuna, cumprimentou a todos e explanou um pouco sobre a escassez dos recursos hídricos no Brasil e no mundo. Por isso também sugeriu a implantação desse sistema nas escolas públicas, visto que o país desfruta desse recurso natural, a luz solar, abundantemente. Lembro ainda a economia que esse investimento levaria ao município, assim como a preservação do meio ambiente.
A vereadora sugeriu que a Secretaria de Saúde poderia também utilizar-se desse tipo de energia limpa e solicitou apoio dos demais vereadores.
O presidente facultou a palavra e o vereador Ricácio Toubson fez uso da palavra em tribuna, cumprimentou a todos e parabenizou a vereadora por seu requerimento e salientou a importância deste projeto também para a Secretaria de Saúde já que esta funciona vinte e quatro horas diárias. Nenhum dos vereadores fez mais uso da palavra e o presidente colocou o requerimento nº 007/2024 em votação, que foi aprovado por unanimidade.
Antes de encerrar a sessão, o presidente apresentou a jovem Roberta, candidata à Miss Cupira, que se dirigiu à tribuna e relatou de sua experiência futura em participar do concurso Miss Pernambuco em Recife. O Sr. José Leandro, padrasto da jovem também foi à tribuna e explanou um pouco do projeto, solicitando o apoio de todos.
O presidente facultou a palavra e os vereadores Adjailson Batista, Elissandra Lins, Vinícius Lessa proferiram palavras de apoio e incentivo à jovem Roberta e à sua família.