O mesmo facultou a palavra e a vereadora autora fez uso da mesma em tribuna, cumprimentou a todos, salientou a importância deste dia e da votação neste projeto de lei e exaltou o trabalho religioso da igreja na vida das pessoas de maneira geral. A vereadora apresentou uma pauta definido e descrevendo a atuação deste grupo, também algumas fotos no telão mostrando algumas de suas atividades. A mesma solicitou o apoio de todos os presentes para a aprovação do projeto referido.
O vereador David Amorim fez uso da palavra em tribuna, cumprimentou a todos, especialmente aos desbravadores, lembrou que seus três filhos já haviam participado deste grupo e também o quanto é importante para jovens participarem deste ministério, que incentiva a boa formação de como cidadão e a conduta espiritual em busca da salvação; também convidou o grupo para no dia 29 de dezembro se fazer presente em frente a esta Casa de Leis e realizar uma de suas apresentações. O vereador prestou seu total apoio ao projeto, proferiu votos de incentivo e sucesso ao grupo e sugeriu uma moção de aplausos ao mesmo pelo seu trabalho e desempenho no município, encerrando sua fala.
O vereador Adjailson Batista fez uso da palavra, dirigiu-se à tribuna, cumprimentou a todos e parabenizou a vereadora Elissandra Lins pelo projeto, lembrando-se da importância que este tem para incentivar os desbravadores que tanto contribuem à juventude; prestou seu total apoio e encerrou sua fala. Nenhum dos vereadores fez mais uso da palavra e o presidente colocou o projeto nº 012/2023 em votação, que foi aprovado por unanimidade. Logo após, o presidente apresentou o projeto de lei nº 240/2023 de inciativa do Poder Executivo – que dispõe sobre a revisão do plano plurianual para revisão do ano 2024 – 2025 que recebeu os pareceres favoráveis das comissões e será colocado neste momento em 1ª discussão e votação. Nenhum dos vereadores fez mais uso da palavra e o presidente colocou o projeto referido em votação, o qual foi aprovado por unanimidade. Logo após, o presidente apresentou o projeto de lei nº 240/2023 de inciativa do Poder Executivo – que dispõe sobre a revisão do plano plurianual para revisão do ano 2024 – 2025 que recebeu os pareceres favoráveis das comissões e será colocado neste momento em 1ª discussão e votação. Nenhum dos vereadores fez mais uso da palavra e o presidente colocou o projeto referido em votação, o qual foi aprovado por unanimidade.
Dando prosseguimento à sessão, o presidente apresentou as 18 Emendas Impositivas do nº 01 ao nº 18 de 2023 e facultou a palavra aos vereadores presentes, sendo que se havendo algum vereador solicitasse o uso da palavra em tribuna, o mesmo deveria sinalizar para, então, fazer uso da mesma. O vereador David Amorim fez uso da palavra em tribuna, cumprimentou a todos lembrou à população que os vereadores não têm poder para executar obras, mas contam as emendas impositivas, que servem para que eles indiquem onde devem ser gastos os recursos obtidos para o município e que havia indicado uma emenda para a reforma do PSF da vila de tabuleiro e para a construção de uma quadra de esportes na vila de Gravatá-açu.
A vereadora Elissandra Lins fez uso da palavra e relatou que indicou uma emenda positiva para a construção de uma academia das cidades em frente à UBS do bairro da Caixa d’Água; uma outra emenda foi para a construção de uma clínica das mulheres, focando o atendimento ao público feminino, e encerrou sua fala.
O vereador José Edvan fez uso da palavra em tribuna, cumprimentou a todos e reforçou a fala do vereador David Amorim relatando que as emendas podem ser feitas de forma individual ou em conjunto, salientando que indicou uma emenda para a aquisição de duas ambulâncias, sendo uma para atender ao público dos Imbiruçú 1, 2 e 3 e sítio Juá; e outra para atender ao público dos sítios Serra Verde de Aprígio, Serra Verde da BR, Olho d’Água do Forno, Terra do Rei e Cajazeiras. A segunda indicação de emenda foi para calçar duas travessas na rua São João Batista para a Pedro Alvares Cabral e desta para a Marechal Deodoro. O vereador encerrou sua fala.
Logo após, o vereador Ednaldo Antônio fez uso da palavra em tribuna, cumprimentou a todos e salientou que suas emendas foram indicadas para a reforma do posto de saúde e da quadra esportiva do sítio Alto do Meio, respectivamente, encerrando sua fala.
O vereador Adjailson Batista fez uso da palavra em tribuna, cumprimentou a todos e reforçou as emendas feitas em conjunto com o vereador José Edvan, salientando que os moradores das travessas mencionadas anteriormente há muito tempo solicitavam o calçamento dessas localidades.
O vereador Vinícius Lessa fez uso da palavra em tribuna, cumprimentou a todos e antes de relatar suas emendas, parabenizou à vereadora Elissandra Lins pelo seu projeto de lei nº 012/2023. Logo após, o vereador relatou que indicou uma emenda para a reforma do posto de saúde do sítio Serra Verde; a outra emenda foi para incentivo aos esportes.
O presidente, em uso da palavra, e mencionou que as indicações de suas emendas foram para a aquisição de uma ambulância para a vila de Laje de São José e uma outra para o calçamento nos arredores da escola, da quadra e do campo desta mesma localidade. O mesmo encerrou sua fala e agradeceu a todos os vereadores por suas falas. Em seguida, apresentou o requerimento nº 058/2023 de autoria da vereadora Elissandra Lins, por meio do qual solicitou ao Poder Executivo que informasse de forma geral a população os números disponíveis do SAMU.
A vereadora autora fez uso da palavra em tribuna, cumprimentou a todos, salientou que estava em visita a um sítio no município de Panelas junto ao vereador Adjailson Batista e presenciou um acidente na pista. A mesma entrou em contato com o SAMU pelo 192 e percebeu este número estava em manutenção. Eles mesmos prestaram socorro aos acidentados. E salientou que a Secretaria de Saúde de Cupira informasse com urgência à população o novo contato para este serviço de saúde.
O vereador Adjailson Batista fez uso da palavra em tribuna, cumprimentou a todos e reforçou a importância do requerimento em questão.
O vereador José Edvan fez uso da palavra em tribuna, cumprimentou a todos e lembrou que a criação do SAMU em 2013 foi uma das melhores ações realizadas pelo governo federal da época, por ser tão efetivo e salientou que é extremamente necessário que a Secretaria de Saúde informe os novos números para contato para esse serviço.
O vereador Adjailson Batista solicitou subscrição para este requerimento. Nenhum dos vereadores fez mais uso da palavra e o presidente colocou tal requerimento em votação, que foi aprovado por unanimidade.
Prosseguindo a sessão, o presidente apresentou o requerimento nº 059/2023 de autoria do vereador José Edvan, por meio do qual solicitou ao Poder Executivo que fizesse a limpeza de rios e riachos aqui no nosso município, bem como a visita de agentes de endemias com o carro fumaçê pelos bairros. O vereador autor, em tribuna, cumprimentou a todos e salientou que o período de chuvas se aproxima e com ele o aparecimento de mosquitos transmissores de doenças e enfatizou que é melhor para o governo municipal providenciar ações, como a limpeza dos rios, por exemplo, o quanto antes do que futuramente ter o hospital lotado de pacientes acometidos por doenças como a dengue.
A vereadora Elissandra Lins fez uso da palavra lembrando que o município já teve vítimas fatais devido à dengue hemorrágica e que não apenas a Secretaria de Saúde, mas também a de Infraestrutura devem atuar juntas para tal questão.
O vereador Vinícius Lessa fez uso da palavra para parabenizar o vereador José Edvan pelo requerimento e salientou a importância de cuidar desse tipo de ação no município para evitar problemas futuros. Ao final desta discussão, os demais vereadores solicitaram subscrição ao requerimento. Não havendo mais debates entre os vereadores, o presidente colocou o requerimento em votação, que foi aprovado por unanimidade.
O presidente concedeu a palavra ao pastor Yuri da igreja adventista do sétimo dia que, em tribuna, agradeceu a todos pela oportunidade de dar a conhecer à população o ministério dos desbravadores. Em continuidade, o mesmo convidou a todos para uma sessão extraordinária logo após o término desta sessão ordinária para tratar das emendas impositivas, um marco histórico para o município sendo discutidas e votadas pela primeira vez.