Em prosseguimento à sessão, o presidente apresentou o requerimento nº 060/2023 de autoria da vereadora Elissandra Lins, por meio do qual solicitou ao Pode Executivo que fosse feita a troca da iluminação da entrada do sítio Imbiruçú 1. A vereadora autora, sob autorização do presidente, dirigiu-se à tribuna, cumprimentou a todos e destacou que esteve nesta localidade e os moradores solicitaram a ela que procurasse atender a necessidade de melhor iluminar a entrada do sítio com o intuito de propor segurança aos moradores quando estes precisarem, comumente, se locomover. Nenhum dos vereadores fez uso da palavra e o presidente o colocou o requerimento em votação, o qual foi aprovado por unanimidade.
Em seguida, apresentando o requerimento nº 061/2023 também de autoria da vereadora Elissandra Lins, por meio do qual solicitou ao Poder Executivo que fosse providenciada a instalação da UBS 10. A vereadora autora dirigiu-se à tribuna, cumprimentou a todos e salientou que nesta unidade de saúde há apenas dois agentes de saúde para atender a uma área tão ampla; mencionou que serviços básicos não estão sendo oferecidos à população.
O vereador José Edvan fez uso da palavra e ressaltou a necessidade de instalar-se a UBS 10 na localidade, já que trata-se de uma serviço tão importante à população, e prestou total apoio à autora do requerimento.
O vereador Ricácio Toubson fez uso da palavra em tribuna, cumprimentou a todos e convidou a vereadora Elissandra Lins a visitar o PSF que está sendo preparado para o atendimento e destacou também que os profissionais que fazem parte do quadro de funcionários desta unidade de saúde são capacitados para o atendimento ao público. O vereador também ressaltou que ele requisitou à Secretaria de Infraestrutura que providenciasse algumas lâmpadas para algumas áreas rurais do município.
A vereadora Elissandra Lins retomou a palavra para esclarecer que conhece bem a capacidade profissional de cada funcionário. Mas deixou claro que a UBS 10 é muito pequena para a quantidade de profissionais e explicou que sua solicitação foi baseada nas ações da gestão municipal e não dos profissionais atuantes e que é necessário dar-se condições de trabalho a estes.
O vereador Ricácio Toubson dirigiu-se à tribuna, retomando a palavra, para expressar que reconhece o quanto é difícil o sistema de saúde não apenas no município, mas no mundo. E lembrou que há o local físico para iniciar os atendimentos na UBS 10, mas que aguarda os equipamentos para dar início a estes. Nenhum dos vereadores fez mais uso da palavra e o presidente colocou o requerimento nº 061/2023 em votação, que foi aprovado por unanimidade.
Logo após, apresentou o requerimento nº 062/2023 de autoria do vereador José Edvan, por meio do qual solicitou ao Poder Executivo que fosse providenciado um levantamento dos moradores de rua e alcoólatras que transitam nas proximidades da Igreja matriz do Centro e açougue municipal. Em tribuna, o vereador autor cumprimentou a todos e relatou que nas localidades mencionadas anteriormente, há alguns cidadãos, moradores de rua, que permanecem ali e utilizam os locais como banheiro, o que causa um odor desagradável imenso. O vereador também solicitou que as secretárias de Infraestrutura e de Desenvolvimento Social tomasse uma providência acerca deste caso. O presidente facultou a palavra, da qual nenhum dos vereadores presentes fez uso, e o requerimento em questão foi posto em votação, sendo aprovado por unanimidade.