A vereadora dirigiu-se à tribuna, cumprimentou a todos e explicou o motivo pelo qual solicitou o pedido de vista sobre o Projeto de Lei nº 247/2023, com o qual não concordou com a divisão de 60% dos recursos para os funcionários e 40% para a gestão. A vereadora Geneci Hélia solicitou a palavra e registrou sua necessidade de se ausentar da sessão e o presidente convidou o vereador Adjailson Batista para assumir a cadeira da segunda secretaria. Em seguida, o presidente convidou o vereador Ricácio Toubson para apresentar seu tema livre. Em tribuna, o vereador cumprimentou a todos e solicitou que fosse apresentado no telão um pequeno trecho de um vídeo em que a vereadora Elissandra Lins se posicionou de maneira equivocada em relação ao projeto de lei referido e ratificou sua fala anterior quanto ao pedido de visto feito por ela. O presidente registrou que repudia qualquer ato que proíba algum vereador de entrar em qualquer repartição pública aqui no município. Aa vereadora Elissandra Lins também mostrou seu repúdio a esse tipo de ato. O vereador Cícero Ernandes fez uso da palavra e citou uma lei federal referente ao direito de visita de um vereador em qualquer órgão público. O vereador David Amorim fez uso da palavra ratificando apoio ao repúdio por atos como este e prestou apoio à vereadora. O vereador José Edvan fez uso da palavra e também se mostrou solidário à situação da vereadora. O vereador Ricácio Toubson fez uso da palavra e mencionou que não tinha conhecimento direto do caso e que iria buscar respostas sobres este caso. Os vereadores Vinícius Lessa, Adjailson Batista, Ednaldo Antônio também se mostraram prestativos à situação da vereadora Elissandra e registraram seu ato de repúdio ao caso. Nenhum dos vereadores fez mais uso da palavra e o presidente colocou o projeto de lei nº 015/2023 em votação, que foi aprovado por unanimidade em segunda votação.
Em seguida, apresentou o projeto de lei nº 016/2023 de iniciativa do vereador Emerson Ferreira Calado, que dispõe sobre a denominação de prédio público em construção localizado na avenida Miguel Pereira Neto de “Centro de Educação Municipal Luiza Leite de Macedo – Complexo COMVIDA” e dá outras providências que recebeu os pareceres favoráveis das comissões e foi colocado naquele momento em segunda discussão e votação. nenhum dos vereadores fez uso da palavra e o presidente colocou o projeto de lei referido em votação, que foi aprovado por unanimidade, apresentando, logo após, o projeto de lei nº 017/2023 de iniciativa do vereador Emerson Ferreira Calado, que dispõe sobre a denominação de prédio em construção localizado na PE 123 de Escola Edson Ferreira Calado e dá outras providências que recebeu os pareceres favoráveis das comissões e foi colocado naquele momento em segunda discussão e votação. nenhum dos vereadores fez uso da palavra e o presidente colocou o projeto em votação, sendo aprovado por unanimidade.
Dando continuidade, o mesmo apresentou o projeto de lei nº 018/2023 de iniciativa do vereador Ricácio Toubson, que dispõe sobre a denominação de prédio localizado na rua coronel Antônio Marinho, nº 35 no município de Cupira, que especifica e dá outras providências que recebeu os pareceres favoráveis das comissões e foi colocado naquele momento em primeira discussão e votação. O vereador autor solicitou a palavra e dirigiu-se à tribuna, cumprimentou a todos e deixou registrado a grande importância que a ex-vereadora, Maria Vieira, teve no município enquanto profissional da saúde, como cidadão e vereador, justificando assim sua solicitação no projeto. O vereador José Edvan fez uso da palavra, cumprimentou a todos e também ressaltou as proezas da ex-vereadora. O vereador David Amorim também fez uso da palavra para expor sua admiração à ex-vereadora, assim como os vereadores Cícero Ernandes, Adjailson Batista, José Edriano, Elissandra Lins, Ednaldo Antônio, Vinícius Lessa e o presidente também o fizeram e prestaram seu apoio pela aprovação do projeto. Nenhum dos vereadores fez mais uso da palavra e o presidente colocou o projeto em votação, o qual foi aprovado por unanimidade.
Em seguida, o mesmo apresentou o projeto de lei nº 246/2023 de iniciativa do Poder Executivo, que altera o valor da hora aula dos professores contratados por excepcional interesse público no município de Cupira/PE que recebeu os pareceres favoráveis e foi colocado naquele momento em segunda discussão e votação. nenhum dos vereadores fez uso da palavra e o presidente colocou o projeto em questão em votação, sendo, este, aprovado em segunda discussão e votação por unanimidade.
Em prosseguimento à sessão, o presidente apresentou o projeto de lei nº 247/2023 que estava nas comissões para darem seus pareceres e o projeto de lei nº 248/2023 de iniciativa do Poder Executivo, que autoriza a doação de terreno para a Sra. Wellita Maria da Silva para instalação e funcionamento do estabelecimento comercial, nomo de fantasia “Byeliart” e dá outras providências, que recebeu os pareceres favoráveis das comissões e foi colocado naquele momento em segunda discussão e votação. nenhum dos vereadores fez uso da palavra e o projeto foi posto em votação, sendo aprovado por unanimidade
O vereador Cícero Ernandes solicitou o uso da palavra para destacar a presença do casal José Carlos e Deicilene, que também pleiteiam a doação de terreno. Após, o presidente apresentou o 249/2023 de iniciativa do Poder Executivo, que autoriza doação de terreno para o Sr. José Marcos de Melo para instalação e funcionamento do estabelecimento comercial, nome de fantasia “Rações e Farelo Bom D+ Ltda” e dá outras providências, que recebeu os pareceres favoráveis das comissões e foi colocado naquele momento em 2ª discussão e votação. Nenhum dos vereadores fez uso da palavra e o projeto foi posto em votação, sendo aprovado por unanimidade.
Logo após, o presidente apresentou o projeto de lei nº 250/2023, de iniciativa do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação de cargos e gratificações e regulamentação das regras para atuação do agente de contratação e da equipe de apoio, o funcionamento da comissão de contratação e a atuação dos gestores e fiscais de contratos, no âmbito da administração pública, que recebeu os pareceres favoráveis das comissões e foi colocado naquele momento em 2ª discussão e votação. Nenhum dos vereadores fez uso da palavra e o projeto referido foi posto em votação, o qual foi aprovado por unanimidade.
Seguindo com a sessão, o presidente apresentou o projeto de lei nº 251/2023, de iniciativa do poder executivo, que autoriza doação de terreno para a Sra. Maria do Carmo da Silva melo para instalação e funcionamento do estabelecimento comercial, nome de fantasia “Sra. Maria do Carmo da Silva Melo - ME”, e dá outras providências, que recebeu os pareceres favoráveis das comissões e foi colocado naquele momento em 1ª discussão e votação. o vereador Ricácio Toubson fez uso da palavra em tribuna, cumprimentou a todos ressaltou a importância da doação desse terreno aos requerentes por se tratar de uma empresa que gera empregos ao município. O vereador José Edvan fez uso da tribuna, dirigiu-se à tribuna e solicitou falar acerca dos dois projetos de doação de terreno; agradeceu e parabenizou os requerentes pela presença na galeria e mostrou total apoio e incentivo aos empreendedores. O vereador David Amorim fez uso da palavra e parabenizou os requerentes do terreno, deixando claro seu apoio incondicional a estes, salientando a empregabilidade ocasionada pelo empreendedorismo no município como o maior polo de enxovais do Norte/Nordeste do país. Os vereadores Adjailson Batista, Elissandra Lins, José Edriano, Ednaldo Antônio, Cícero Ernandes, Vinícius Lessa e o presidente, Emerson Ferreira Calado, também usaram da palavra para parabenizar os requerentes, destacando a importância desses projetos para o desenvolvimento do município.
O presidente mencionou o motivo de haver esta sessão ordinária em período de recesso, sendo de comum acordo com todos os vereadores, visto que o ano de 2024, por ser ano de pleito, não se é concedido pela lei conferir a doação de terrenos. Então, por motivos de agilidade e urgência, foi realizada a sessão para dar andamento aos projetos de doação de terrenos. Antes de colocar o referido o projeto em votação, o presidente decidiu apresentar o projeto de lei nº 252/2023 de iniciativa do Poder Executivo, que autoriza doação de terreno para a Sra. Deicileny Evelin Silva Amorim para instalação e funcionamento do estabelecimento comercial, nome de fantasia “Rota Deillo’s” e dá outras providências, que recebeu os pareceres favoráveis das comissões e foi colocado naquele momento em 1ª discussão e votação. o vereador Cícero Ernandes fez uso da palavra para enaltecer aa convicção do bom uso do terreno doado à senhora Deicileny em função do município. O vereador David Amorim também fez uso da palavra para parabenizar e definir seu apoio a esta doação, visto que será de grande valor ao município. O vereador também destacou os aspectos promissores no município que são exemplos na região. O vereador Adjailson Batista fez uso da palavra em tribuna, cumprimentou a todos e parabenizou os empreendedores pelo projeto de doação de terreno, assim também como fizeram os vereadores Elissandra Lins e José Edvan. O presidente também parabenizou os requerentes dos projetos de doação de terreno e proferiu palavras de incentivo e positividade a estes. Nenhum dos vereadores fez mais uso da palavra e o projeto de lei nº 251/2023 e 252/2023 foram postos em primeira votação e aprovados por unanimidade.
Antes de encerrar a sessão, o presidente convidou a todos os vereadores e demais presentes a participarem da noite da Câmara referente às festividades de Santos Reis, os co-padroeiros da paróquia de São João Batista, no dia cinco de janeiro de 2024, às 19h. O mesmo desejou um feliz e abençoado Natal a todos. E salientou também o convite para participar da entrega dos títulos de cidadão que ocorrerá no dia vinte e oito (28). O vereador Adjailson Batista solicitou o uso da palavra e saudou a toda população desejando um feliz Natal. O vereador José Edvan lembrou aos requerentes dos terrenos da próxima sessão que ocorrerá no dia vinte e seis para segunda discussão e votação. O vereador Cícero Ernandes também fez votos de um feliz Natal a todos e salientou o verdadeiro sentido desta época.